Quatro pontos estão impróprios para banho no litoral do Rio Grande do Sul

Quatro pontos estão impróprios para banho no litoral do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia





Quatro pontos estão impróprios para banho no litoral do Rio Grande do Sul, segundo o relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (22) pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). Três deles são os mesmos da primeira semana de monitoramento da qualidade da água.

Continuam impróprios o balneário Nova Palma, em Nova Palma; a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; e o balneário Passo do Umbu, em São Vicente do Sul. O novo ponto sem condições de banho fica na Lagoa do Barros, no município de Santo Antônio da Patrulha. Neste verão, a Fepam está monitorando 79 balneários.



Projeto Balneabilidade 

O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 12 semanas. O monitoramento é feito em 40 municípios dos litorais Norte, Médio e Sul e das regiões hidrográficas do Guaíba e do rio Uruguai. As coletas e análises são feitas pela Fepam e pela Corsan. Os resultados das análises da qualidade da água serão divulgados todas as sextas-feiras até 2 de março.

Os boletins são elaborados com base nos resultados das informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, são utilizados os parâmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações.

Os critérios do projeto consideram duas categorias de balneabilidade para águas doces, salobas e salinas: próprias ou impróprias para banho. São consideradas próprias quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor do que 1 mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual a 800 por cem mililitros.




Neste verão, o Projeto Balneabilidade apresenta novidades. A Fepam lançou um site e um aplicativo com informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos. Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço também disponibiliza as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. O objetivo é modernizar e facilitar a comunicação com os veranistas.

Pelo site e pelo aplicativo é possível visualizar se as águas estão próprias ou impróprias para banho. Mesmo com a novidade, a Fepam optou por manter as tradicionais placas informativas nos locais onde as águas estiverem sem condições de banho.




O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, não sendo necessário fazer download em lojas de aplicativos. Os web apps são uma espécie de atalho na tela do celular e têm as vantagens de serem mais leves, não ocupar a memória, consumir menos internet e operar normalmente mesmo em lugares com pouco sinal. O serviço funciona nos sistemas Android e iOS.

Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site Balneabilidade e criar o atalho. O aplicativo também disponibiliza as condições de segurança para o banho de mar no Litoral Norte e Sul, nos locais onde é realizado o monitoramento da qualidade da água. Divulgadas pelos bombeiros, as informações obedecem ao mesmo critério de cor das bandeiras utilizadas nas guaritas dos guarda-vidas: verde para banho praticável, amarelo para banho com riscos relativos e vermelho para banho desaconselhável. O serviço ainda oferece informações de meteorologia. (O Sul)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!