Venezuela expulsa embaixador do Brasil e o declara “persona non grata” – Porto Alegre 24 horas

Venezuela expulsa embaixador do Brasil e o declara “persona non grata”

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





A Venezuela decidiu expulsar de seu território, neste sábado (23), o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira.

“No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, em que está justamente a soberania, nas nossas bases de comissão, decidimos declarar ‘persona non grata’ o encarregado de negócios do Canadá, e declarar ‘persona non grata’ o embaixador do Brasil, até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato vulnerou, no caso deste país-irmão”, anunciou Delcy Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana.





Desde o golpe de 2016, quando Michel Temer assumiu o poder no Brasil por meio de um processo de impeachment, o Brasil passou a adotar uma política externa subordinada a interesses dos Estados Unidos e tem tentado interferir na Venezuela, apoiando a oposição ao atual governo.

Um dos principais fatores que influenciou na decisão da Venezuela de expulsar o embaixador brasileiro foi a cláusula de barreira aprovada no Congresso do Brasil que impede que partidos pequenos tenham participação eleitoral. Em sua fala sobre a medida, Delcy Rodríguez citou também o golpe contra Dilma Rousseff em 2016.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade