Santander terá que realizar duas exposições sobre diversidade como pena por cancelar Queermuseu

Santander terá que realizar duas exposições sobre diversidade como pena por cancelar Queermuseu

Compartilhe esta notícia





Do Sul21

O Santander Cultural terá que realizar duas novas exposições sobre diversidade. A medida é resultado de um acordo firmado com o Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC). O MPF concluiu que a mostra Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, precocemente encerrada pelo Santander por pressão de grupos conservadores, não fazia apologia à pedofilia, zoofilia ou ofendia símbolos religiosos, como alegavam os críticos.

Conjuntamente, as novas exposições devem permanecer abertas por aproximadamente 120 dias. Em uma delas, o centro cultural abordará a questão da intolerância a partir de quatro eixos centrais: gênero e orientação sexual, étnica e de raça, liberdade de expressão e outras formas de intolerância através dos tempos. Já a outra exposição tratará sobre as formas de empoderamento das mulheres na sociedade contemporânea, assim como a diversidade feminina, incluindo questões culturais, étnicas e de raça, de orientação sexual e de gênero.




“Ambas as temáticas são altamente relevantes nos dias de hoje”, defende o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Enrico Rodrigues de Freitas. “A intolerância, em especial quanto às questões de gênero e orientação sexual, está diretamente ligada ao encerramento precoce da Queermuseu, então nada mais coerente do que debatê-la por meio de uma nova exposição. Já a mostra sobre o empoderamento feminino é outra perspectiva da questão de gênero, que igualmente temos que trazer à luz, inclusive sob o prisma da orientação sexual, e por meio do debate buscar evoluir.”

O termo de compromisso também estabelece que o Santander Cultural deverá continuar a dedicar especial atenção a medidas informativas sobre eventuais representações de nudez, violência ou sexo nas obras que serão expostas, assegurando, assim, a mais plena proteção à infância e à juventude.

Caso o acordo não seja cumprido, o Santander Cultural pagará multa de R$ 800 mil – valor sujeito a atualização monetária e juros de mora com base nos critérios adotados pela Justiça Federal.



Incompreensível e injustificável

Curador da exposição Queermuseu, Gaudêncio Fidélis divulgou nota com duras críticas ao acordo fechado entre MP e Santander. Para ele, a medida é “incompreensível e injustificável” “Além de isentar o banco Santander, de toda a culpa pelo crime que cometeu à arte e a cultura brasileira quando fechou a exposição, este estabelece como suposta reparação apenas o cumprimento da rotina que o Santander Cultural já executa, ou seja, aquela de realizar exposições”, afirma Fidélis.

O curador diz ainda que o Santander reteve por 30 dias as obras após o fechamento da exposição “sem acesso público e sem devolvê-las a seus emprestadores sem nenhuma justificativa, enquanto o processo difamatório das mesmas continuava”. Ele também critica o fato de o acordo com o MP não estabelecer qualquer punição ou reparação para o que considera um “grave delito contra a liberdade de expressão”, deixando, de acordo com o curador, “a mensagem de que incidentes extremamente graves e danosos para a arte e a cultura como esse não tem relevância e não merecem punição na forma da lei”.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!