Aplicativo da EPTC tenta evitar filas em frente à escolas – Porto Alegre 24 horas

Aplicativo da EPTC tenta evitar filas em frente à escolas

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp




A tecnologia pode ser uma grande aliada para ganhar um pouco de tempo em dias, como os nossos, tão corridos. O aplicativo Filho sem Fila foi apresentado ontem pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) como um recurso para diminuir as longas filas de carros que aguardam a chegada dos estudantes em frente a escolas na capital.

A ferramenta começará a ser testada em Porto Alegre nos próximos dias. As primeiras instituições a participar serão ACM (Associação Cristã de Moços), Israelita e La Salle São João, mas a ideia é estender para outras escolas que apresentam congestionamentos na saída das aulas.




O app funciona de acordo com o tempo que a instituição de ensino leva para encaminhar o aluno até a saída. “Digamos que a escola precise de dez minutos para preparar o aluno para sair. O programa calcula o raio de distância da escola para que o responsável por buscar a criança leve dez minutos para percorrer de carro e notifica, a partir da geolocalização do celular do usuário, quando o motorista está dentro desta zona”, explica o desenvolvedor do Filho sem Fila Leo Gmeiner.

O aplicativo já foi implementado em 45 cidades brasileiras e, segundo Gmeiner, foi constatada uma diminuição de cerca de 70% no tempo de espera “Nosso levantamento mostrou uma média nacional de 20 minutos desde o momento que o pai entra na fila até ir embora. Com o uso do app, leva em torno de três a quatro minutos.”

A iniciativa tem três objetivos principais: “Dar mais fluidez ao trânsito, aumentar a segurança dos pedestres e dos alunos, que vão esperar menos tempo na rua”, ressalta o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.




Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade