Capital vacinou contra a gripe 51% dos grupos de risco

Capital vacinou contra a gripe 51% dos grupos de risco

Compartilhe esta notícia





A pouco mais de duas semanas para o término da campanha de vacinação contra a gripe em Porto Alegre, 50,9% da população dos grupos de risco foi imunizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta é atingir 90% de cada grupo até 1º de junho. O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destaca que a vacina leva até 15 dias para proteger o organismo. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas enquanto a circulação dos vírus da influenza seja restrita.

Até a manhã desta terça-feira, 15, o número total de doses administradas pela SMS é de 262.105. Do total, 203.842 são de grupos de risco e 58.263, de pessoas com comorbidades. No sábado, 12, Dia D da campanha, mais de 27 mil pessoas foram vacinadas pela SMS. Os dados, parciais, são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e estão sujeitos a revisão. Em função de uma instabilidade no SIPNI, foram divulgados números equivocados na parcial de sábado, 12, elevando o número de doses no grupo dos idosos, problema sanado posteriormente.




Compõem a meta do vacinômetro crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias, idosos, profissionais da rede de saúde e indígenas. Além desses grupos de risco, a SMS oferece a vacina nas unidades de saúde a pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes), professores da rede básica e ensino superior e funcionários do sistema prisional.

Todas as unidades de saúde com salas de vacina abertas participam da campanha, com horário de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Centro de Saúde Modelo e a US São Carlos, que têm atendimento até as 22h, vacinam das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e a Clínica de Família da Restinga tem atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.




A vacina contra influenza pode ser aplicada junto a outras vacinas ou medicamentos e as contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina. Eventos adversos da imunização costumam ser leves, com tendência a desaparecimento após 48 horas (eritema, aumento da sensibilidade, edema ou dor no local da aplicação, febre menor do que 39ºC, mal estar e mialgia). As vacinas oferecidas pela rede pública são produzidas pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Sanofi/Pasteur, da França.

Informações sobre a campanha, bem como orientações a profissionais de saúde, podem ser acessadas neste hotsite.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!