Dia D de vacinação contra gripe mobiliza rede municipal de saúde

Dia D de vacinação contra gripe mobiliza rede municipal de saúde

Compartilhe esta notícia




No sábado, 12, cento e seis salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão abertas das 8h às 17h para imunizar contra a gripe pessoas que compõem os grupos prioritários da campanha de 2018. No Centro de Saúde Modelo, a prefeitura realiza mais uma edição do Prefeitura nos Bairros, evento que promove a integração e oferta de serviços municipais à comunidade local. Além das salas de vacina, espaços como a sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da SMS também estarão abertos para a imunização.

Podem receber a vacina na rede pública, neste ano – e no sábado – crianças entre seis meses e menos de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas que tiveram bebê há até 45 dias, trabalhadores da saúde e indígenas. Também devem ser vacinadas pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes) e professores da rede básica e ensino superior. Funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas também estão nos grupos-alvo, embora não sejam contabilizados para a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.




A SMS já recebeu da Secretaria de Estado da Saúde cerca de 500 mil doses da vacina. Não há risco de desabastecimento. A campanha de vacinação contra influenza segue até 1º de junho na rede pública do país; A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Até o final da manhã desta quarta-feira, 9, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI-Web), entre grupos prioritários e pessoas com comorbidades, 158.811 doses da vacina foram administradas na rede da SMS. O vacinômetro indica percentual de 31,81% da meta alcançado.

Além do Dia D, todas as unidades de saúde com salas de vacina abertas participam da campanha, com horário de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Centro de Saúde Modelo e a US São Carlos, que têm atendimento até as 22h, vacinarão das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e a Clínica de Família da Restinga terá atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.




A vacina contra influenza pode ser aplicada junto a outras vacinas ou medicamentos e as contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina. Eventos adversos da imunização costumam ser leves, com tendência a desaparecimento após 48 horas (eritema, aumento da sensibilidade, edema ou dor no local da aplicação, febre menor do que 39ºC, mal estar e mialgia).

As vacinas oferecidas pela rede pública são produzidas pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Sanofi/Pasteur, da França. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde, para a temporada 2018 no hemisfério Sul, cada dose contém cepas de vírus inativados, correspondente aos antígenos H1N1, H3N2 e B. As informações sobre a campanha, bem como orientações a profissionais de saúde, podem ser acessadas neste hotsite.




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!