Santa Casa fecha emergência do SUS a partir desta segunda

Santa Casa fecha emergência do SUS a partir desta segunda

Compartilhe esta notícia





A Emergência da Santa Casa de Porto Alegre, que atende pacientes adultos do Sistema Único de Saúde, vai ficar 20 dias fechada, entre 21 de maio e 9 de junho, para pacientes sem risco de vida e que não sejam enviados pelas autoridades de saúde. O motivo é a necessidade de limpeza e troca de dutos do sistema de ar-condicionado, além de reparos na área física.

Já a partir desta sexta, o setor restringe os atendimentos a casos de risco iminente de morte, a fim de reduzir o nível de ocupação. Os gestores de saúde do município e do estado foram comunicados para que evitem a transferência de pacientes sem risco para o local.




De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a Santa Casa e a Secretaria da Saúde do Município acordaram um termo de contingenciamento para que, durante a reforma, haja uma chegada menor de pacientes graves, mas mantendo os casos essenciais de infarto, acidente vascular cerebral, emergências cirúrgicas e a transferência de um número fixo de pacientes para a enfermaria, direto da Central de Leitos.

Os procedimentos garantem a manutenção e as necessidades do município. Nesses 20 dias, os pacientes devem ser redistribuídos na rede de saúde do município, mas casos mais severos seguirão sendo atendidos via Samu, que vai distribuir os pacientes de maneira equilibrada na rede para evitar a sobrecarga de pacientes nos pronto-atendimentos, onde a permanência é limitada.

A Emergência da Santa Casa, que funciona no Hospital Santa Clara, reabre normalmente na manhã de 10 de junho. (Correio do Povo)




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!