Unidade móvel vai permitir que moradores de rua lavem e sequem roupas em Porto Alegre

Unidade móvel vai permitir que moradores de rua lavem e sequem roupas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia





Com uma população em situação de rua que já ultrapassa as duas mil pessoas em Porto Alegre, uma proposta para lavar e secar as roupas para esse público começou a sair do papel nesta terça-feira. A ONG Centro Social de Rua, que oferece banho solidário desde 2016, lançou hoje o projeto Lavandeira de Rua.

Equipados com uma unidade móvel dotada de reboque e aparelhos de lavanderia, os voluntários da organização vão estacionar o veículo em pontos da região central da Capital para oferecer os serviços. A ideia é manter uma periodicidade quinzenal, já que os organizadores dependem de um local com disponibilidade de água e luz.




Três locais se dispuseram a oferecer os insumos para o projeto: a Cúria Metropolitana, o Theatro São Pedro e a Escola Porto Alegre, que atende somente alunos que vivem na rua ou em albergues. Cerca de 15 voluntários fazem parte de cada ação da ONG. O projeto Banho Solidário já é bastante conhecido dos moradores em situação de rua e ocorre em três fins de semana por mês.

“O que notamos era que havia essa necessidade por lavagem das roupas deles, já que parte da população de rua não tem acesso aos albergues da cidade. Independentemente dos motivos, cerca de 1,5 mil pessoas utilizam roupas até ficarem completamente sujas e acabam colocando-as fora por falta de condições de higienização. Assim, há centenas de peças de roupas sendo jogadas fora semanalmente”, ressalta a coordenadora do projeto, Letícia Andrade.

Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), em parceria com pesquisa realizada pela Ufrgs, a população vivendo nas ruas de Porto Alegre aumentou 57% em cinco anos. O estudo mostrou 2,1 mil pessoas adultas em situação de rua, sendo que 48% delas há mais de cinco anos sem teto. Somente 25% dizem estar há menos de um ano nessa situação.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!