Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência da tuberculose e as dificuldades no diagnóstico da doença preocupa

Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência da tuberculose e as dificuldades no diagnóstico da doença preocupa

Compartilhe esta notícia





A tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível de pessoa para pessoa, permanece como um sério problema de saúde pública no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 mil casos são notificados por ano em todo o país, com registro de mais de quatro mil mortes anuais em função da doença.

E a situação é ainda mais preocupante na Capital Gaúcha. Porto Alegre é a capital brasileira com a maior incidência da doença – seguida de Manaus, Recife, Belém e Rio de Janeiro. Apenas em 2017, foram mais de 81 casos da doença a cada 100 mil habitantes.




O pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva, afirma que o diagnóstico da tuberculose não é complexo e que as maiores dificuldades acontecem em função da falta de checagem quanto ao mal.

“Frequentemente o diagnóstico não é feito inicialmente porque o médico não pensa nessa possibilidade. A pessoa procura um médico e eles, as vezes, por a pessoa ter febre e algum problema respiratório, prescreve um antibiótico e a pessoa até melhora um pouco”.

A tuberculose é causada por uma bactéria que ataca, principalmente, os pulmões. Os principais sintomas são a tosse por mais duas semanas, cansaço, falta de apetite, emagrecimento e febre. Uma das principais dificuldades no combate à doença é o abandono do tratamento.




“O tratamento ser negligenciado é muito comum. A pessoa melhora um pouco, e a própria evolução da doença é cheia de altos e baixos, fazendo a pessoa sentir os sintomas as vezes sim e as vezes não. É necessária uma medicação muito consistente por parte de quem estiver atendendo essa pessoa, é importante explicar para ela como é a doença e o seu tratamento”.

O principal vetor da tuberculose é o ser humano. Gado, primatas, aves e outros mamíferos também podem contribuir para a disseminação.

O tratamento da doença consiste em medicação de uso regular durante seis meses. Quem apresentar os sintomas deve procurar uma unidade de saúde de referência para fazer o exame. Caso seja positivo, é possível iniciar o tratamento imediatamente. (Band)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!