Saúde: Unidade no Partenon passa atender no modelo portas abertas

Saúde: Unidade no Partenon passa atender no modelo portas abertas

Compartilhe esta notícia




A Prefeitura de Porto Alegre entregou nesta segunda-feira, 23, as obras de reforma da Unidade de Saúde Maria da Conceição, localizada na rua Mário de Artagão, 13, bairro Partenon, zona Leste. O local também recebeu novo nome: US Marcelo Martins Moreira, escolhido em homenagem ao coordenador da unidade de saúde por mais de 15 anos, que faleceu em setembro de 2016.

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a reforma, que começou em julho de 2016, contemplou a readequação do espaço físico e ampliação do número de consultórios (de seis para oito), troca da rede elétrica, nova iluminação, climatização, pintura interna e externa e substituição do piso. O pátio foi remodelado, bem como a sala de espera, a cozinha e os sanitários. Foram investidos cerca de R$ 140 mil em mão de obra e material.




O prefeito Nélson Marchezan Júnior destacou o empenho dos funcionários da unidade, que durante as obras precisaram ser realocados em dois postos para atender a comunidade. “Temos aqui uma equipe que não está preocupada com ideologias, mas preocupada em fazer uma saúde melhor. Quero prestar uma homenagem a cada um que faz um esforço para atender bem. Parabéns por possuírem este sentimento de querer ser mais humano para ajudar o outro”, enfatizou Marchezan.
Com as melhorias, foi possível ampliar o número de equipes e revisar o modelo de atendimento. Agora, a unidade faz parte do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), e atenderá de “portas abertas”, ou seja, sem distribuição de senhas. Todos que procuram atendimento são recebidos.
O secretário-adjunto de Saúde, Pablo Stürmer, lembrou da importância de qualificar o atendimento nas comunidades. “Atenção primária tem uma missão primordial no atendimento à saúde. A reforma da unidade representa qualificação da equipe e da estrutura. Ainda não é a ideal, pois a comunidade merece muito mais”, disse o secretário.




A partir de agora o local conta com quatro equipes de saúde da família, que ficam responsáveis por uma população de 12 mil pessoas. No total, a unidade terá quatro médicos, quatro enfermeiros, dois dentistas, um auxiliar de saúde bucal, sete técnicos de enfermagem, três agentes comunitários de saúde e um agente de combate a endemias.
Entre os serviços, a comunidade terá acesso a consultas médicas, acolhimento, vacinação, atendimento de saúde bucal, procedimentos de enfermagem, como curativos, aplicação de medicamentos injetáveis e nebulização, visitas domiciliares, acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família e do Programa Saúde na Escola. A unidade de saúde funciona ao lado da Pequena Casa da Criança, instituição não governamental mantida desde 1956 pela Congregação Missionária de Jesus Crucificado.
Após a vista na unidade, o prefeito foi recepcionado pela Orquestra da Pequena Casa da Criança, parceira da Secretaria Municipal da Educação para atendimento em educação infantil e ensino fundamental. Também participaram do evento a coordenadora da unidade, Isabel Cristina Hentges,a Presidente da Pequena Casa da Criança, irmã Pierina Lorenzoni, além de profissionais da equipe e comunidade. (PMPA)




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!