Bota-Fora atende parte do bairro Bom Jesus nesta quinta-feira

Bota-Fora atende parte do bairro Bom Jesus nesta quinta-feira

Compartilhe esta notícia

O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue desta segunda-feira, 6, a sexta-feira, 10, em dez comunidades. O serviço começa às 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis e outros objetos de grande volume. No mês de julho, o Bota-Fora recolheu 120 toneladas de materiais em 37 comunidades. Nesta quinta-feira, 9, será atendida a comunidade Mato Sampaio (bairro Bom Jesus).

A iniciativa é realizada em parceria com os cidadãos das localidades atendidas. Os moradores são orientados a disporem os materiais em frente às suas residências. Se isso não for possível, eles devem depositá-los em lugares de fácil acesso para os caminhões, como na entrada de becos ou em pontos previamente indicados. Além disso, o grupo de educação ambiental do DMLU faz reuniões e distribui materiais informativos em postos de saúde, escolas, comércios locais e também junto a lideranças das regiões. A ação contribui para que os resíduos não sejam descartados incorretamente, gerando focos de lixo e causando transtornos à população, além de evitar problemas à limpeza urbana.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, esse tipo de iniciativa ajuda no combate e prevenção de pontos de descarte irregular. “O Bota-Fora possibilita que a população dê a destinação adequada aos resíduos que não são regularmente recolhidos pelas coletas tradicionais, como caliça e restos de obras”, afirma.



Programação:

06/08 (segunda-feira): Ilha dos Marinheiros (bairro Arquipélago) e Teresina (bairro Medianeira)

07/08 (terça-feira): São Pedro (bairro Partenon)

08/08 (quarta-feira): Minuano (bairro Sarandi), Nossa Senhora das Graças (bairro Cristal) e Retiro da Ponta (bairro Ponta Grossa)

09/08 (quinta-feira): Mato Sampaio (bairro Bom Jesus)

10/08 (sexta-feira): Bita (bairro Restinga), Bola 10 (bairro Hípica) e Ramis Galvão (bairro Passo D’Areia)




Bota-Fora em 2018 – O primeiro ciclo de atendimento do Bota-Fora, que ocorreu de março a julho, recolheu 964 toneladas de materiais em cerca de 200 comunidades, assim evitando que os resíduos fossem descartados irregularmente nas ruas, prevenindo obstruções de arroios e bocas de lobo, que poderiam causar alagamentos. A segunda fase do projeto é realizada de agosto a dezembro deste ano. A iniciativa também beneficia a saúde pública, visto que os materiais descartados irregularmente e expostos nas ruas também poderiam favorecer a proliferação de mosquitos e escorpiões. Veja aqui o balanço da primeira fase do serviço.



Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. Para consultar o cronograma das próximas comunidades a serem atendidas pelo Bota-Fora, clique aqui.

Fonte
Texto de: Laura Maria (estagiária) / Supervisão: Adriana Machado
Edição de: Andrea Brasil

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!