O Rio Grande do Sul antecipou o início da campanha de vacinação contra a gripe. A força-tarefa de aplicação das doses, que protegem contra três tipos do vírus Influenza, começa em 10 de abril, cinco dias antes do calendário nacional.
Na primeira semana, a aplicação será direcionada prioritariamente para gestantes e crianças, entre seis meses e seis anos de idade. Tais grupos foram priorizados já que registraram o menor índice de adesão à campanha no ano passado.
Fazem parte dos grupos de risco, também, pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores. A orientação é de que os cidadãos que se enquadram nestas categorias se dirijam às Unidades Básicas de Saúde, de todo o Estado, a partir do dia 22 de abril.
[in_article]
O objetivo é concluir a imunização de três milhões e trezentos mil gaúchos até o fim da campanha. A fórmula da vacina foi alterada, em relação ao ano passado. Por isso, todos que se vacinaram em 2018 devem repetir a imunização nesta temporada.
As doses levam cerca de 15 dias para fazerem efeito. Por isso, quanto mais cedo os grupos de risco comparecerem aos pontos de imunização, menor será a possibilidade de que a população chegue desprotegida ao inverno, época em que a circulação da doença aumenta. (Aristóteles Júnior | Band)



