A Política Nacional de Drogas deve ser lançada neste mês de Abril
Pesquisar
Foto: Reprodução

A Política Nacional de Drogas deve ser lançada neste mês de Abril

O ministro ainda destaca que é contra qualquer flexibilização na política de drogas

Compartilhe esta notícia:

O governo espera anunciar em abril a nova política nacional antidrogas. Conforme o ministro da cidadania, Osmar Terra, a situação está insuportável no país e resulta em uma epidemia de violência. O titular da pasta afirma que a gestão está comprometida em lutar contra o problema.

Osmar Terra lembra que as gestões anteriores não deram a devida atenção para o combate as drogas. “É preciso mudar a forma de tratar os dependentes químicos. Nós não estamos resolvendo o problema da dependência química no Brasil, cada vez tem mais gente com dependência e sem tratamento, ou tratamentos são precários. Quando vai no Caps antidrogas recebe orientação que usar droga não tem problema, uma orientação ideológica, prevalecendo dos governos anteriores”.
[in_article]
O ministro ainda destaca que é contra qualquer flexibilização na política de drogas. Osmar Terra recorda que as ações tomadas na cidade de Nova Iorque de tolerância zero reduziu o número de crimes. Ele ainda destaca o crescimento dos índices de criminalidade no Uruguai como um exemplo negativo da liberação. “Não existe nenhum exemplo no mundo de país que afrouxando, liberando, não enfrentando a questão das drogas melhora, não existe. Qualquer forma de afrouxamento das leis aumenta o consumo, e aumentar o consumo aumenta o número de pessoas com transtorno mental, aumenta o número de pessoas com dependência química, aumenta a venda, aumenta tráfico, aumenta tudo”, declara.

Osmar Terra afirma que é contra estabelecer a quantidade da droga portada para separar usuário de traficante. Conforme o ministro, seria dizer que a polícia, o Ministério Público e o Juiz são incapazes de avaliar circunstâncias de um flagrante. Ele ainda afirma que as penas para tráfico de drogas são leves e o objetivo é criar uma política mais firme de enfrentamento. (Vicente Medeiros | Band)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.