Bancos de sangue precisam de doadores com urgência no Grupo Hospitalar Conceição
Pesquisar
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Bancos de sangue precisam de doadores com urgência no Grupo Hospitalar Conceição

Cirurgias estão sendo canceladas pelo baixo estoque, que está em nível crítico

Compartilhe esta notícia:

O banco de sangue do Grupo Hospitalar Conceição precisa com urgência de doadores, principalmente tipo sanguíneo A, B e O positivo. Os estoque está em nível crítico e é divido entre os hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina.

O diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição, Francisco Paz, explica que cirurgias tiveram de ser canceladas no Cristo Redentor e correm risco de serem canceladas também no Conceição, caso não haja uma mobilização da sociedade.

“Nós estamos realizando cirurgias de urgência, as eletivas nós cancelamos no Cristo Redentor e estamos por cancelar no Conceição, a gente faz em torno de 50 cirurgias eletivas por dia. Mas, se conseguirmos que o número de doadores nos próximos dias aumente, que volte a ser 70/80 por dia, nós conseguiremos normalizar o estoque e aí poderemos ter um movimento cirúrgico regulado. Acho que a população tem que se dar conta que sangue a gente não tem da onde conseguir a não ser da doação espontânea das pessoas.”

O doutor Francisco Paz, afirma que estão preocupados com a queda nas doações. Ultimamente, apenas 40 pessoas têm doado sangue por dia, enquanto o número de doações para deixar o estoque estável, seria de 80.

“Nós estamos, em decorrência do baixo número de doares, com um estoque critico de sangue A+, O+ e B+. Temos menos de 20 bolsas, quando o ideal teria que ser 70 bolsas de cada. Isso faz com que a gente tenha que ter cuidado na realização de cirurgias, principalmente as eletivas, aquelas que a gente pode escolher, porque aí a gente poderia estar colocando em risco algum paciente.”

As doações devem ser feitas no segundo andar do Hospital Conceição, que fica na Avenida Francisco Trein, 596. O horário de funcionamento é das sete e meia da manhã até as cinco horas da tarde, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o atendimento vai até o meio dia. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser usuário de drogas e não estar grávida. Para conferir todos os requisitos e também ver a situação dos estoque, basta acessar o site ghc.com.br. Lembrando que um salvo oito. A sua doação, você, que está nos ouvindo, pode salvar até oito vidas. (Eduarda Oliveira | Band)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.