O projeto que busca extinguir a função de cobrador de ônibus de alguns dias e horários do transporte coletivo de Porto Alegre pode ser votado na Câmara Municipal nos próximos dias. A proposta foi encaminhada pela prefeitura da Capital e retira a obrigatoriedade dos cobradores nos coletivos.
O projeto de lei apresentado pelo executivo municipal propõe a redução do efetivo nas viagens entre 22h da noite e 04h da manhã, além de domingos, feriados e dias de passe-livre. O vereador Mauro Pinheiro, da Rede, líder do governo na Câmara, afirma que essa medida tem como objetivo reduzir os custos para o passageiro.
“O cobrador de ônibus tem um custo na passagem de R$0,90. Se deixar de emitir os cobradores, a passagem poderia ser R$3,80”, diz Pinheiro. “Hoje, mesmo no dia do passe-livre, que ninguém paga a passagem, a empresa tem que colocar um cobrador dentro do ônibus pela lei que existe”.
Já a oposição defende a manutenção do cargo de cobrador de ônibus. Para o vereador Roberto Robaina, do PSOL, as medidas adotadas pela prefeitura provocam aumento no nível de desemprego e a injustiça social.
“Pelo projeto, o governo começa um processo de extinção dos postos de trabalho da categoria. Desde 2014, nós temos uma economia em crise. Parte fundamental para que a gente possa ter desenvolvimento econômico é o emprego. Aqui em Porto Alegre, o prefeito Marchezan ao invés de ajudar para que a gente possa ter uma retomada do crescimento econômico, adota as medidas de recessão, que são de uma injustiça social tremenda”.
Roberto Robaina defende ainda que a função do cobrador não se estende a apenas fazer a cobrança da viagem, mas sim, de auxiliar o motorista e os passageiros em possíveis dificuldades.
De acordo com o vereador Mauro Pinheiro, a expectativa é de que com o tempo a função deixe de existir. Mas ele garante que nenhum funcionário será demitido caso a medida seja aprovada.
A proposta da prefeitura prevê que, dentro dos horários estipulados, os passageiros paguem os ônibus exclusivamente por meio do sistema de bilhetagem eletrônica, cartão de crédito, débito ou por outros meios eletrônicos de pagamento. (Eduarda Oliveira | Band)



