Prefeitura de Porto Alegre lança edital para a reforma do Viaduto dos Açorianos – Porto Alegre 24 horas
Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre lança edital para a reforma do Viaduto dos Açorianos

O Viaduto dos Açorianos localiza-se na avenida Borges de Medeiros

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A prefeitura de Porto Alegre publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (09), a licitação para a contratação de empresa ou consórcio executor da obra de recuperação estrutural do Viaduto dos Açorianos.

Interditada desde maio, a estrutura passará por obras que tem previsão de investimento de R$ 1.344.493,88 e seis meses de prazo para execução, após a ordem de início.

Localizado na avenida Borges de Medeiros, sobre a Primeira Perimetral, no Centro Histórico, o viaduto, construído em 1973, receberá serviços que envolvem a recuperação estrutural de pilares e vigas dos encontros, tratamentos de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e a construção de lajes de transição.

Serão substituídos ainda os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação, os drenos de escoamento de água, além do tratamento da armadura e do concreto, limpeza e pintura, entre outros serviços.

Histórico

A necessidade da realização da obra de recuperação do Viaduto dos Açorianos foi detectada após vistoria técnica realizada por meio de um programa de inspeções nos viadutos e pontes de Porto Alegre. Durante a vistoria, constatou-se um grave dano estrutural nos elementos do encontro sul da construção, o que resultou na sua interdição para o trânsito em 11 de maio.

Foi, então, contratada uma empresa para execução do projeto de recuperação estrutural que, após vistorias, desenvolveu relatório confirmando as patologias previamente apontadas, além da necessidade de outras intervenções. Entre os problemas detectados, estão o rompimento de vigas nos apoios dos dois encontros e da junta de dilatação, o esgotamento da vida útil dos aparelhos de apoio, o entupimento dos drenos, entre outros, que serão reparados pela obra.

O Sul

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade