26 bairros de Porto Alegre podem ficar sem água neste domingo – Porto Alegre 24 horas

26 bairros de Porto Alegre podem ficar sem água neste domingo

A CEEE alerta que com chuva forte o trabalho será suspenso.
Foto: Pixabay

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que poderá faltar água neste domingo, 27, na área de abrangência da Estação de Tratamento de Água (ETA) São João (rua Cel. Camisão, 250). O motivo é o desligamento de energia para a CEEE efetuar melhorias na rede elétrica do bairro São João, entre 8h e 13h. Caso ocorra desabastecimento, o Dmae prevê que o fornecimento de água normalize durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira, 28, podendo demorar mais nas partes altas da região. A CEEE alerta que com chuva forte o trabalho será suspenso.

Seguem os bairros que podem ser afetados: Anchieta; Auxiliadora; Higienópolis; Humaitá; Jardim São Pedro; Navegantes; Passo D’Areia; São Geraldo; São João; Vila Farrapos; Sarandi; Cristo Redentor; Boa Vista; Vila Ipiranga; Vila Floresta; Jardim Lindóia; São Sebastião; Jardins Itu e Sabará; Rubem Berta; Protásio Alves; Jardim Leopoldina; Passo das Pedras; Jardim Planalto; Costa e Silva e Vila Jardim.

Normalização do abastecimento

Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Isso porque a distribuição só reinicia depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) estiverem com nível suficiente para iniciar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2. (PMPA)

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade