Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

O prefeito Nelson Marchezan Júnior vistoriou a pista de skate da Restinga, na manhã desta quinta-feira, 30, na Zona Sul de Porto Alegre. A pista de 674 metros quadrados foi construída por meio de emenda parlamentar do então deputado federal e atual prefeito Nelson Marchezan Júnior. O valor total de repasse, pela Caixa Econômica Federal, foi de R$ 783.168,75, com R$ 71.362,01 de contrapartida do Município. Localizada na avenida Macedônia, a obra atende a um antigo sonho dos jovens da comunidade.

A pista oficial é considerada uma das mais modernas do estado. O projeto foi doado pela Federação Gaúcha de Skate, na modalidade street, com obstáculos e bastante usada em parques ao ar livre. Na próxima semana, a Caixa fará a vistoria final para liberação da pista à comunidade. A obra teve a supervisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A Restinga tem alta densidade populacional, e os jovens que moram ali encontram no esporte um meio de inclusão social. “Essa pista vai trazer para a gente um lado positivo muito grande. É importante demais para nós, que enfrentamos uma violência grande na região, para os moradores, e um incentivo aos jovens e adolescentes”, disse a skatista e educadora social Claudisséia Santos, que vive no bairro.

A pista receberá o nome do skatista paulista André Ribeiro, conhecido como Hiena, que faleceu em 2016, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e que era apoiador do esporte na Restinga.

História – O skate é um esporte radical, criado no início da década de 1960, na Califórnia, e promovido a estilo de vida por muitos de seus adeptos. Em 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão do skate como esporte olímpico a partir de 2020/2021, no Japão. O Brasil tem possibilidade de enviar até 12 representantes para Tóquio.

Entre os beneficios do esporte, estão o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio, condicionamento físico e aeróbico, desenvolvimento da flexibilidade, emagrecimento, aumento de força, melhora do sistema cardiovascular, aumento da concentração, alívio de estresse, ansiedade e depressão, e promoção da socialização.

PMPA