Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

A Fraport Brasil, concessionária responsável pelas obras de expansão do aeroporto da Capital, vai destinar R$ 144 mil para custear a albergagem de animais domésticos resgatados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) na Vila Nazaré, na Zona Norte. O repasse ocorre por meio de termo de doação, firmado entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Fraport Brasil e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quinta-feira, 17. Os recursos serão depositados no Fundo Municipal dos Direitos Animais.

“Com a assinatura, conseguimos garantir o apoio necessário para que os animais possam seguir albergados enquanto aguardam por um novo lar. Parcerias como essa são fundamentais para que as políticas públicas na área possam ser implementadas e façam a diferença”, destaca a secretária adjunta do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Viviane Diogo.

O valor doado pela Fraport vai garantir a albergagem de 60 cães e gatos ao longo de 12 meses, mediante o pagamento de R$ 200 mensais por animal. O termo prevê ainda a entrega de 90 quilos de ração para gatos e outros 3.600 quilos de ração para cães em até 30 dias úteis. Depois de recebido, o volume vai ser distribuído às protetoras cadastradas pelo Município. Outro aspecto acordado foi a doação de três leitoras de microchip, também no prazo de 30 dias úteis.

Manejo de animais em grandes obras – Na busca por solucionar problemas como o ocorrido na Vila Nazaré, desde abril deste ano Porto Alegre conta com um decreto (Nº 20.561/2020) específico sobre o tema.

Iniciativa pioneira no Brasil, ele determina a necessidade da definição de um projeto de resgate, controle populacional, ressocialização e adoção de animais domésticos como parte da etapa de licenciamento ambiental dos projetos. (PMPA)