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Todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre já contam com o Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, ferramenta digital disponível no aplicativo #EuFaçoPOA em que podem ser consultados os resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar a validade de medicamentos recebidos, bem como verificar os boletins de atendimento de consultas e internações hospitalares. O Prontuário do Cidadão foi criado pela prefeitura, numa parceria da Secretaria de Saúde com a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Por questões de segurança e sigilo, o prontuário apenas pode ser consultado em um telefone celular de cada vez.

Para validar seu celular, é necessário comparecer presencialmente a uma Unidade de Saúde portando documento de identidade oficial com foto. Também é preciso que o usuário esteja cadastrado no sistema E-Gov, do governo federal (gov.br), visando à segurança dos dados.

Em conjunto com o Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, está sendo implantada, de maneira gradativa, a Agenda do Cidadão. Já disponível em 46 unidades de saúde da Atenção Primária, a agenda possibilita às pessoas cadastradas nessas 46 unidades agendar consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. O agendamento para consultas nas unidades de atendimento noturno está disponível para toda a população, além do Prontuário Eletrônico do Cidadão.

Desde o início da implantação, mais de 1,3 mil consultas foram realizadas a partir de agendamentos feitos pelo aplicativo. A previsão é que todas as unidades contem com o recurso até o final do primeiro semestre de 2021.

A funcionalidade garante mais agilidade ao paciente, além de diminuir a circulação de pessoas de grupos de risco para a Covid-19, por exemplo. (PMPA)