Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

A variante do novo coronavírus descoberta no Reino Unido e que, segundo especialistas, é mais contagiosa do que a versão atual foi detectada no Brasil.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31/12) pelo laboratório de diagnósticos Dasa, em São Paulo. Segundo a empresa, a descoberta já foi comunicada ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária.

A pesquisa do laboratório brasileiro sobre a nova cepa foi iniciada em meados de dezembro, assim que o governo britânico publicou os primeiros dados científicos sobre a mutação do vírus.

Ao todo, foram estudadas 400 amostras de RT-PCR de saliva, sendo que duas delas apresentaram a nova linhagem do coronavírus.

Os cientistas utilizaram um sequenciamento genético realizado em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMT-FMUSP), para confirmar a existência da cepa.

Segundo o Centro para Prevenção e Controle de Doenças da Europa (ECDC), essa variante do novo coronavírus pode ser até 70% mais contagiosa.

Ainda de acordo com o ECDC, 26 países, sendo 13 deles europeus, já detectaram a presença da nova cepa.

Segundo as autoridades sanitárias, apesar de ser mais contagiosa, não há evidências de que a variante provoque casos mais graves e nem que seja resistente às vacinas já desenvolvidas para combater a covid-19. (Sul21)