Anvisa diz ao STF que não é possível liberar a vacina Sputnik V sem o aval dos técnicos da agência
Foto: Governo de Corrientes/Divulgação

Anvisa diz ao STF que não é possível liberar a vacina Sputnik V sem o aval dos técnicos da agência

A Sputnik V já foi aprovada para uso emergencial em países como Argentina, Bolívia, Venezuela e Paraguai

Compartilhe esta notícia

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) defendeu, em documento enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que não é possível liberar o uso da vacina russa Sputnik V sem o aval de técnicos do órgão regulador, como pediu o governo da Bahia.

No entendimento da agência, a liberação das doses com base apenas em análises de outros países ou órgãos internacionais representaria a perda da soberania nacional e um risco à saúde e à vida dos brasileiros.

O posicionamento foi enviado ao STF em resposta a uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação que pede a liberação do imunizante russo. O documento foi inserido no sistema da Corte na segunda-feira (25).

O governo da Bahia pede que o Supremo autorize a importação e a distribuição das vacinas que já tenham o aval de autoridades sanitárias estrangeiras e a certificação da Opas (Organização Panamericana de Saúde). Não há prazo para que Lewandowski avalie o pedido.

A Sputnik V já foi aprovada para uso emergencial em países como Argentina, Bolívia, Venezuela e Paraguai. (O Sul)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!