Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

O programa Fantástico do último domingo, dia 10, trouxe uma reportagem sobre Coaching, alertando para os cuidados que se deve ter ao contratar esse profissional.

É muito importante ter cuidado ao contratar um coach. Assim como se deve ter ao contatar um médico, um arquiteto, um engenheiro, ou qualquer outro profissional que irá nos prestar um serviço. Nem todos são profissionais sérios, confiáveis e que cumprem o que prometem.

Coaching é uma metodologia com validação científica comprovada, utilizada por universidades renomadas como Harvard, Stanford e Cambridge e com abordagem e propósitos diferentes de outros processos como mentoria, consultoria e terapia. No processo de coaching, o profissional não avalia o passado do cliente, não trata comportamentos disfuncionais ou emocionais e não dá conselhos: ele conduz seu cliente à realização de seus objetivos de vida e carreira por meio de perguntas, com foco no presente e no futuro.

A engenheira e consultora Angélica Dalla Rosa dá algumas dicas para contratar um bom coach:

1) Defina o que você quer trabalhar em um processo de coaching: você quer crescer na carreira? Emagrecer? Melhorar seu relacionamento? Organizar suas finanças?

2) Pesquise na internet profissionais que trabalhem especificamente com seu objetivo (Ex: se você quer ser promovido, procure por “Coach de carreira”). Peça também indicações para pessoas de sua confiança;

3) Marque uma conversa inicial com pelo menos 3 profissionais antes de escolher o seu coach. Nessa conversa, questione-os sobre sua escola de formação em coaching, sua experiência profissional e resultados gerados aos seus clientes. Questione também sobre, em caso de você não se identificar com o trabalho, como funciona a política de garantia e reembolso;

4) Avalie criteriosamente todas as informações, validando por meio de pesquisa as que achar necessário e opte pelo profissional que você mais confiar.