Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) está com baixo estoque de leite para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal. O banco tem capacidade para processar até 100 litros de leite humano por mês, mas depende de doações para manter o estoque. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50 ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com a rua Garibaldi, pelo telefone (51) 3289-3334.

Para manter a oferta, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Conforme a técnica de enfermagem Roberta Pereira, com o leite humano, a recuperação dos recém-nascidos prematuros é mais rápida. “Estamos com o estoque de leite muito baixo e temos 40 leitos de UTI”, ressalta Roberta. Ela acrescenta que o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê.

Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês.

Confira informações importantes:

– A produção do leite depende do esvaziamento da mama. Por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz;

– Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança;

– Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado;

– Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o HMIPV atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Banco de Leite do hospital fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, 6º andar, telefone (51) 3289-3334 e e-mails: bancodeleite@portoalegre.rs.gov.br e bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. (PMPA)