Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) montou uma operação especial de limpeza na orla do Guaíba. Os trabalhos tiveram início na tarde desta segunda-feira, 11, e seguem até esta terça-feira, 12, nas proximidades do Anfiteatro Pôr do Sol, mobilizando as equipes da Seção Centro do DMLU.

“Esta força tarefa de limpeza é mais uma das ações que será colocada em prática durante a nossa gestão, capitaneada pelo prefeito Melo, que estabeleceu como uma das metas melhorarmos a limpeza, a zeladoria e os serviços em toda a cidade”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O mutirão ocorre devido ao recuo do Lago Guaíba, onde os resíduos acumulados estão expostos na Região Central da Capital. A ação conta com 15 garis, com o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão truck. Os materiais recolhidos serão encaminhados para o aterro sanitário em Minas do Leão.

Segundo o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, a grande quantidade de entulhos e dejetos nas margens são causados pelo descarte irregular: “O material trazido pela correnteza que fica visível quando o nível das águas está mais baixo nos mostra que ainda há muito descaso com o lago, e que precisamos trabalhar a responsabilidade de todos com o destino ambientalmente correto dos resíduos”, alerta.

Limpeza

A limpeza da orla é feita rotineiramente pelas equipes do DMLU, que atuam no local de segunda-feira a sábado, com um efetivo de cerca de 30 operários no total, divididos entre as regiões Centro, Sul e Extremo-sul da Capital.