Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

Katia Marko | Brasil de Fato

Em Porto Alegre, moradores de rua produzem e vendem o seu próprio jornal, o “Boca de Rua”, único no mundo que se tem notícia. Além de uma fonte de renda, ele é a voz dessa população, uma ferramenta de denúncia e de organização perante a sociedade.

É sobre eles que o filme “De Olhos Abertos”, da diretora e roteirista Charlotte Dafol, trata em seus 112 minutos. Lançado pela Agência Livre para Informação Cidadania e Educação (ALICE), o filme conta a história dos quase 20 anos do jornal. O filme já foi indicado em diversos festivais pelo mundo, e, recentemente, o documentário foi selecionado para o Hollywood Independent Filmmaker Awards, um festival de produtores independentes realizado em Hollywood, nos Estados Unidos.

Segundo Cha, como é apelidada a diretora do filme, isso é uma grande conquista, pois este festival não é uma seleção apenas de documentários ou de filmes sobre direitos humanos, por exemplo. “De Olhos Abertos” competiu com milhares de outros filmes do mundo todo, de diversos gêneros, sendo selecionado para este festival que acontece na cidade famosa pela indústria cinematográfica, o que deve ampliar a visibilidade para a produção.

Confira o Trailer do documentário: