Entenda como deve ser o início da vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre
Foto: Alex Rocha | PMPA

Entenda como deve ser o início da vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre

A vacinação em Porto Alegre começará com 50 mil doses, quantidade suficiente para imunizar 25 mil do grupo prioritário.

Compartilhe esta notícia

Do Sul21

A vacinação em Porto Alegre começará com 50 mil doses, quantidade suficiente para imunizar 25 mil do grupo prioritário. Foto: Alex Rocha/PMPA
Da Redação

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta segunda-feira (18), o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, que iniciará com a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceira com o Laboratório Sinovac. Nesta primeira fase, a Capital receberá 50 mil doses, quantidade necessária para imunizar 25 mil pessoas pertencentes ao grupo prioritário.

A quantidade de doses na primeira remessa não será suficiente para encerrar a primeira etapa da vacinação, que vai priorizar idosos que residem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, que trabalham em UTIs de hospitais. O objetivo é a aplicação de 600 mil doses à medida que os imunizantes cheguem à Capital.

“A cidade está preparada para a vacina. Acreditamos que este é o caminho para salvar vidas e a economia. A vacina reduz a mortalidade e o agravamento da doença, mas não a transmissão. Por isso, é fundamental que a população siga respeitando as medidas de distanciamento e prevenção”, afirmou o prefeito Sebastião Melo (MDB).

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, explica que a vacinação será realizada em quatro etapas. A primeira atende profissionais da saúde de linha de frente, idosos que vivem em instituições de longa permanência, idosos acima de 75 anos, indígenas e quilombolas. “Pedimos a compreensão da população para que não vá a unidades de saúde em busca da vacina. A campanha será por fases e atenderá inicialmente esses grupos prioritários”, afirmou. As próximas etapas dependerão de detalhamento do Plano Nacional de Vacinação.

Nesta segunda-feira, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram reuniões de alinhamento com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; o secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19 de Porto Alegre, Renato Ramalho; e representantes de hospitais, forças de segurança e capacitação das equipes de Atenção Primária. Também nesta segunda-feira, a SMS recebeu as carteiras de vacinação contra a Covid-19, onde serão registrados, além dos dados pessoais das pessoas imunizadas, as datas da primeira e segunda doses, lotes, laboratório e local de vacinação.

Nesta terça-feira (19) deve começar a distribuição das vacinas e insumos direcionados às equipes de vacinação extramuros – servidores da SMS que atendem em locais externos, como lares de idosos e clínicas geriátricas. Também haverá uma capacitação em hospitais para aplicação do imunizante em seus profissionais que atuam em UTIs. Eles serão vacinados nos próprios locais de trabalho.

Os idosos em instituições de longa permanência (ILPIs), pessoas com deficiências, acamados, indígenas e quilombolas serão imunizados por equipes da SMS, que irão até os locais onde eles estiverem, mediante agendamento. “A prefeitura alinhou a estratégia de segurança para o deslocamento e armazenamento das doses, que contarão com o apoio da Guarda Municipal, da Brigada Militar e do Exército”, explica o secretário Ramalho.

A campanha de vacinação começará sem doses disponíveis em postos de saúde. À medida que Porto Alegre for recebendo mais doses, os locais para oferta serão definidos, até alcançarem 24 postos. A SMS também fará parcerias com redes privadas de farmácias e montará drive-thrus para atendimento. As estratégias serão definidas semanalmente, conforme a ampliação do público-alvo e a chegada de novas remessas.

Como será a vacinação por fases:

FASE 1
Público-alvo: pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições para idosos; trabalhadores da Saúde; população indígena; população quilombola e idosos acima de 75 anos
Estimativa: 163 mil pessoas

Detalhes da FASE 1 (estimativa de 25 mil pessoas)
Demanda programada (primeiro recebimento de doses):
– Profissionais de UTIs dos hospitais (cerca de 14.500 pessoas); aplicação pelos próprios hospitais
– Instituições de longa permanência de idosos (ILPI), pessoas com deficiências, acamados e quilombolas (cerca de 10 mil pessoas); aplicação por equipes de vacinação externa da Secretaria Municipal de Saúde
– Indígenas acima de 18 anos; aplicação por equipes de vacinação externa da Secretaria Municipal de Saúde

Demanda espontânea (em 24 unidades de referência – no segundo recebimento de doses):
– Profissionais dos pronto-atendimentos e unidades de saúde
– Idosos acima de 75 anos
– Demais profissionais da Saúde

FASE 2
Público-alvo: Pessoas entre 60 e 74 anos de idade
Estimativa: 149 mil pessoas

FASE 3
Público-alvo: Pacientes com comorbidades
Estimativa: 192 mil pessoas

FASE 4
Público-alvo: trabalhadores da Educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; população em situação de rua; pessoas com deficiência permanente severa; transportadores rodoviários de carga; trabalhadores do transporte coletivo.
Estimativa: 140 mil pessoas

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!