Falta de água deve atingir três bairros de Porto Alegre na quinta-feira – Porto Alegre 24 horas

Falta de água deve atingir três bairros de Porto Alegre na quinta-feira

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização.
Foto: Reprodução

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Na quinta-feira, 21, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fará manutenção (troca de válvula borboleta diâmetro 300mm) nos grupos motor-bomba da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Menino Deus (rua Dona Gabriela, 333). O abastecimento será interrompido, a partir das 8h, para os bairros Cristal, Menino Deus e Santa Tereza. A previsão é normalizar a partir da madrugada de sexta-feira, 22, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. Se chover forte, o trabalho poderá ser transferido para outra data. O departamento recomenda reservar água para uso básico porque será um serviço prolongado, com duração estimada de oito horas.

Normalização do abastecimento

Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente depois que reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumulam nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2. (PMPA)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade