Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou mais um serviço de interligação da nova rede de água na rua Ramiro Barcelos, bairro Rio Branco. A ação ocorrerá nesta segunda-feira, 18, na altura do número 1829, na esquina com as ruas Cesar Lombroso e Vasco da Gama. Nesses pontos também será desativada a rede antiga. O abastecimento de água será interrompido segunda-feira, a partir das 9h, com previsão de normalizar a partir da noite, eventualmente demorando mais nas partes altas. Poderá faltar água em parte dos bairros Bom Fim e Rio Branco. Se chover forte, o serviço poderá ser transferido para outra data.

Esta é a segunda de quatro interligações previstas para colocar em carga a rede, lançada nos meses de novembro e dezembro, no lado direito da via. As próximas ações também serão divulgadas com antecedência. A obra da rede nova vai melhorar a pressão da água em toda a extensão da rua Ramiro Barcelos.

Zona Leste

Outros dois serviços estão programados para as zonas Leste e Norte da cidade. Na quarta-feira, 20, a partir das 8h30, poderá ocorrer baixa pressão da água nos bairros Aparício Borges, Partenon, São José, Vila João Pessoa e São José, Zona Leste. O motivo é a troca de rolamentos e outras peças na Estação de Bombeamento São José 2 (rua Vinte e Seis de Dezembro, 456), que ficará ligada porém operando com vazão reduzida. A previsão é normalizar o abastecimento a partir da noite de quarta. Por ser em ambiente fechado, esse serviço não depende do clima.

Zona Norte

Ainda na quarta-feira, será desativada uma rede antiga e interligada uma rede nova no bairro Rubem Berta, Zona Norte. Os trabalhos estarão concentrados na rua Heitor Souto esquina com Donário Braga e Argentina Flores da Rosa, e também na rua Dídia Jardim Pinto esquina com a Santa Rosa de Lima e Jacy Barcellos. Caso chova forte, o serviço poderá ser transferido para outra data. O abastecimento de água será interrompido, a partir das 9h, para o bairro Santa Rosa de Lima, e a previsão é normalizar a partir da noite, podendo demorar mais nas partes altas da rede.

Normalização do abastecimento

Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente depois que reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumulam nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2. (PMPA)