Parceria Público-Privada completa 10 mil intervenções na iluminação pública de Porto Alegre
Foto: Cesar Lopes/PMPA

Parceria Público-Privada completa 10 mil intervenções na iluminação pública de Porto Alegre

Além da troca das luminárias, as equipes também são responsáveis por reparos das estruturas danificadas por vandalismo

Compartilhe esta notícia

Trabalho em três turnos e aumento da capacidade das equipes são algumas das características que fizeram com que a Parceria Público-Privada da prefeitura atingisse a marca de 10 mil intervenções na iluminação pública, antes de completar três meses de operação. Desde o dia 23 de outubro, quando a concessionária IPSul assumiu o serviço da manutenção, foram 10.316 trocas de lâmpadas e luminárias.

“Ressaltamos a importância destas ações de manutenção para a zeladoria da cidade, mas principalmente para trazer maior sensação de segurança aos cidadãos. Uma cidade melhor iluminada trará consigo mais qualidade de vida, para que todos possam usufruir das vias e espaços de lazer que a cidade oferece”, afirmou o secretário municipal de serviços urbanos, Marcos Felipi Garcia. “Seguiremos acompanhando e fiscalizando o andamento da PPP, que nos próximos meses dará início à modernização de todo o parque de iluminação de Porto Alegre”, acrescentou.

Os maiores bairros são os que registraram maior atividade. Na Restinga já são 686 intervenções. Em seguida, aparecem Sarandi (506), Lomba do Pinheiro (407), Rubem Berta (368) e Partenon (277). Além das substituições de lâmpadas e luminárias, as equipes também são responsáveis pela revisão e reparos das estruturas e da rede elétrica de iluminação pública, constantemente alvo de ações de criminosos.

“Estamos trabalhando permanentemente para diminuir prazos e aumentar os índices diários de intervenções. Em um recente mutirão na Restinga, por exemplo, atuamos em 63 pontos em apenas dois dias. Lógico que por vezes há trabalhos, como a reposição de cabeamento subterrâneo, que demandam mais tempo”, explica o diretor executivo da IPSul, Guido Oliveira.

A partir de março, a concessionária iniciará a modernização da iluminação pública. Em até dois anos, todos os mais de 100 mil pontos de luz deverão receber lâmpadas de tecnologia LED, que são mais econômicas, duráveis e que proporcionam maior luminosidade. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!