Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

Muitos moradores de Porto Alegre não sabem, mas há opções na própria capital para quem quer curtir a praia sem viajar até o litoral. As praias do Guaíba têm água própria para banho e estrutura para curtir o verão.

A previsão do tempo incerta do último fim de semana, com registro de chuva em Porto Alegre, não afastou a família do seu Claudiomar de aproveitar a praia do Lami, no extremo sul da capital gaúcha. O prestador de serviços gerais veio de Viamão, na região Metropolitana, para curtir o descanso do fim de semana na água doce.

“Viemos ontem para cá para aproveitar ontem e passar o dia de hoje. Ontem, nós pegamos uma tempestade, mas nada atrapalhou”, revelou Claudiomar Rodrigues.

A praia porto-alegrense tem uma estrutura que não deixa a desejar em comparação com as praias do litoral norte. O local tem banheiro público limpo, churrasqueiras, bares, supermercado e pousada. Para manter todos em segurança, guarda-vidas também ficam de prontidão na guarita, da manhã até a noite.

“Em geral, nos finais de semana é sempre bem movimentado, pois é a opção que o pessoal aqui da região tem. Então, eles vem aos finais de semana e feriados para cá. Hoje, está sendo um dia bem atípico, eu acredito que é por causa das condições climáticas do tempo”, destacou o fiscal Fabio Aguirres Gonçalves.

A água própria para banho também é mais segura que a do mar, segundo o guarda-vidas. Mesmo assim, alguns cuidados são indispensáveis. “É uma praia baixa, ela não tem aquele risco como no mar. Ela é bem tranquila, em relação aos afogamentos. Claro que a gente age em cima da prevenção, orientando o banhista para que ele não se exceda, para que ele não beba e entre na água alcoolizado. Desta forma, a gente consegue evitar que o afogamento aconteça”, explicou Gonçalves. (O Sul)