Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

Do Sul21

As ruas da região central de Porto Alegre foram tomadas por uma carreata pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro na tarde deste sábado (23). A concentração, convocada para as 16h no Largo Zumbi dos Palmares, já reunia centenas de veículos, além de pessoas a pé e de bicicleta, indicando grande adesão à mobilização. O número de automóveis foi crescendo e meia hora depois de os primeiros deixaram o Largo, muitos outros ainda aguardavam para dar a partida.

A maneira como Bolsonaro e sua equipe conduzem o país diante da pandemia do coronavírus é a principal motivação para as carreatas de hoje. Na última semana, a falta de oxigênio em Manaus e uma série de falhas na compra e distribuição de vacinas agravaram a tragédia que se arrasta há quase um ano. Segundo a pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22), a avaliação ruim/péssimo subiu de 32% para 40% entre dezembro e janeiro. No mesmo período, o bom/ótimo caiu de 37% para 31%. Outros 26% consideram regular.

A manifestação, convocada por diferentes entidades de trabalhadores, estudantes, em defesa da democracia, diretórios partidários e movimentos sindicais, ocorreu em dezenas de cidades por todo o país.