Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Porto Alegre (Aapecan) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) se uniram em torno de uma causa: a prevenção do Câncer de Pele. Em uma ação educativa, formalizada na última sexta-feira (29), a instituição doou para a EPTC mais de 100 kits com produtos para proteção e prevenção do câncer de pele.

Os kits, que foram montados com boné, camiseta, protetores solares e informativos com dicas de cuidados, foram entregues a agentes de trânsito e servidores da EPTC que trabalham diariamente expostos ao sol. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o Câncer de Pele é o mais frequente no mundo e no Brasil. Ele ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle. É o tumor de maior incidência no Brasil e o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade ao sol.

Divulghação/Aapecan

Os itens doados pela Aapecan foram adquiridos através de um projeto da ONG que teve o objetivo de incentivar a prevenção do Câncer de pele. O financiamento dos produtos foi realizado pelas empresas que aprovaram o projeto. Como retribuição ao gesto da Associação, a EPTC irá doar uma grande quantidade de litros de leite para a Casa de Apoio da Aapecan Porto Alegre. Além disso, ficou agendada uma palestra educativa sobre o Verão Laranja realizada pela equipe técnica da Aapecan para os servidores da EPTC.

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende há 15 anos (março de 2005) no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricionista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 15 anos a Aapecan já atendeu a quase 20 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.