Bairros da Zona Sul devem ser afetados com a falta de água nesta quinta-feira
Foto: Reprodução

Bairros da Zona Sul devem ser afetados com a falta de água nesta quinta-feira

A água deve retornar na noite de quinta.

Compartilhe esta notícia

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou para esta quinta-feira, 18, a interligação dos Sistemas de Abastecimento Tristeza e Boa Vista, que está inserida no plano de ampliar a oferta de água tratada para as zonas Sul e Extremo Sul da cidade. A ação na rua dos Carijós, 415, poderá causar falta de água nos bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria, das 9h em diante. A água deve retornar na noite de quinta.

Normalização do abastecimento – Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água – A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!