Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

A Conmebol atualizou nesta quarta-feira (3/2) o ranking de clubes sul-americanos em 2021. Fora da decisão da Copa Libertadores de 2020, o River Plate manteve a liderança com folga para o Boca Juniors, o segundo colocado. O time brasileiro mais bem classificado é o Grêmio, em terceiro, com Palmeiras (4º) e Flamengo (6º) atrás.

A classificação dos times sul-americanos é feita com dados da Conmebol e leva em consideração o desempenho deles nos últimos 10 anos. Além disso, tem peso o coeficiente histórico de participações em Libertadores e também há pontuação em torneios nacionais, atribuídas somente aos campeões.

Além dos clubes brasileiros citados, o Santos, atual vice-campeão da Libertadores, também figura no Top10 do ranking, em 9º. O Brasília, que disputou a Sul-Americana em 2015 e foi eliminado na primeira fase, é o único clube do DF na lista. Ele está à frente, por exemplo, do Fortaleza, time que disputa a Série A do Brasileirão em 2020.

Sorteio na sexta-feira

O ranking é ferramenta fundamental para as composições dos sorteios das fases 1 e 2 da Copa Libertadores e da Sul-Americana, que serão realizados na próxima sexta-feira (5/2).

(Metrópoles)