Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou dois serviços entre esta segunda-feira, 15, e a quinta-feira, 18. Se chover forte, eles poderão ser transferidos para outras datas.

Na segunda-feira, dentro do pacote de obras de substituição de redes de água na Zona Norte, serão feitas duas interligações da rede nova na rede existente. Os trabalhos serão realizados na altura do número 1148 da avenida Martim Félix Berta e na esquina com a rua Madre Teresa de Calcutá. O abastecimento ficará interrompido, a partir das 9h, para os bairros Jardim Leopoldina, Mario Quintana e Rubem Berta, com previsão de normalizar durante a noite.

Na quinta-feira, segue a interligação dos Sistemas de Abastecimento Tristeza e Boa Vista, que está inserida no plano de ampliar a oferta de água tratada para as zonas Sul e Extremo Sul da cidade. A ação na rua dos Carijós, 415, poderá causar falta de água nos bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria, das 9h em diante. A água deve retornar na noite de quinta.

Normalização do abastecimento

Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água

A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2. (PMPA)