Leite defende suspender cogestão por uma semana no Rio Grande do Sul
Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Leite defende suspender cogestão por uma semana no Rio Grande do Sul

Governador propõe adotar a medida a partir deste sábado no Estado

Compartilhe esta notícia

O governador Eduardo Leite se reúne, na tarde desta quinta-feira, com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para decidir o futuro da gestão compartilhada do Distanciamento Controlado. A proposta de Leite é que a cogestão seja suspensa por um período de uma semana, de sábado a domingo, e reavaliada caso seja necessário uma prorrogação. “Pode ser momento de centralizar a gestão. Quero ouvir os prefeitos, mas entendo que precisamos de um comando único. Não é que o governador queira passar por cima dos prefeitos, mas a situação que temos hoje impacta todos os gaúchos, mesmo nas regiões que não estejam em bandeira preta”, disse.

Na abertura da reunião, o governador voltou a insistir na formação de uma “unidade” para evitar qualquer desorientação nos protocolos a serem seguidos pela população gaúcha. Como exemplo, citou o governo federal no enfrentamento da pandemia. “Mesmo não permitindo espaço para desorientação, precisa de mais unidade. Nós não podemos repetir aqui no RS a falta de coordenação nacional. Precisamos puxar juntos na mesma direção e não uma ordem do governador que pode ser contestada”, afirmou.

Na semana passada, o Piratini já javia se reunido com a Famurs e decidido pela manutenção da cogestão, devido à pressão dos gestores municipais pela abertura na flexibilização de bandeira preta e vermelha. Após a decisão, Leite fez diversas manifestações públicas pedindo cautela e responsabilidade dos prefeitos frente a uma situação crítica que coloca a rede estadual de saúde beirando ao colapso, com mais de 90% dos leitos de UTIs ocupados.

Fonte: Correio do Povo

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!