Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

A partir da experiência de mais de 30 anos do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), em cursos de extensão, pós-graduação e estudos clínicos, nasce oficialmente em 2021 uma nova instituição de ensino da capital, com ênfase na área da Psicologia. A FACEFI, localizada no bairro Auxiliadora, obteve autorização para abrir a graduação em Psicologia ainda em 2020, mas em função da pandemia, está iniciando a primeira turma neste semestre.

“O objetivo é oferecer ensino 100% focado na área de Psicologia, trazendo o que existe de mais novo nos estudos internacionais da área e incorporando temas fundamentais da sociedade de hoje”, explica o coordenador do curso Cristofer Batista da Costa. “A pandemia demonstrou a importância de olhar para a saúde mental das pessoas e precisamos de profissionais qualificados para as novas demandas que surgem”, complementa.

Curso totalmente alinhado às mais recentes diretrizes do MEC para a área de Psicologia, a FACEFI apresenta um currículo inovador, generalista, mas incluindo disciplinas sobre temas emergentes, como Emoções, Resiliência e Sofrimento, Psicologia da Morte e do Morrer, Saúde e sofrimento na atualidade e Psicologia na Era Digital.

Outro diferencial é a carga horária prática desde o primeiro semestre do curso, utilizando a estrutura física da FACEFI para atividades práticas dos alunos, com supervisão pelos docentes. Hoje a Faculdade funciona em um prédio de seis andares, com salas de aula, dois auditórios, biblioteca e duas salas de espelhos, utilizadas para observação de práticas terapêuticas, além de cantina e rooftop.

Em função da pandemia, a mantenedora aguarda as orientações do MEC e Secretaria Estadual da Educação, mas pretende iniciar o semestre no modelo híbrido, com atividades presenciais e online. “Acreditamos no ensino presencial da psicologia, com turmas pequenas, para melhor acompanhamento da evolução do estudante”, comenta Mara Regina Lins, diretora da FACEFI. O vestibular é agendado e as aulas iniciam em 01 de março.

O projeto da nova Faculdade é abrir outros cursos de graduação nos próximos anos, sempre com viés da Psicologia nos conteúdos programáticos. “Estaremos direcionando toda a nossa experiência acumulada na pós-graduação, em diferentes áreas da Psicologia, agora também para a graduação”, informa Adriana Zilberman, diretora da mantenedora CEFI.