Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

Do Sul21
O governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (12) o primeiro caso da linhagem P1 do coronavírus no Rio Grande do Sul. Identificada pela primeira vez em Manaus, a nova cepa é conhecida pela maior capacidade de transmissão em comparação com a P2, variante predominante do Estado.

O caso foi notificado em um morador de 88 anos da região da Serra, que apresentou os primeiros sintomas da doença no final de janeiro. O governo do Estado não informou, no entanto, o município onde reside o idoso, nem detalhes sobre como ele teria sido infectado pela doença.

“Não sabemos como irá evoluir o cenário a partir da interação das duas variantes no mesmo ambiente”, explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Cynthia Molina Bastos. “Vamos ampliar o número de amostras da região da Serra para tentar identificar outros casos, ou determinar se é um caso isolado”, diz Cynthia.

A informação consta no mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta, e passou a repercutir entre especialistas no assunto.