Faça um tour virtual pelos prédios históricos de Porto Alegre – Porto Alegre 24 horas

Faça um tour virtual pelos prédios históricos de Porto Alegre

Ação faz parte das comemorações do aniversário da capital
Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A Semana de Porto Alegre terá uma atividade inédita neste ano: o Tour Virtual – Prédios Públicos. A iniciativa é da Escola de Gestão Pública (EGP) e da Biblioteca da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP). Poderão ser conhecidos à distância dez prédios que integram o patrimônio imobiliário e cultural da cidade e sediam serviços públicos. O tour virtual faz parte da programação das comemorações dos 249 anos de Porto Alegre e começa nesta sexta-feira, 26. Estão incluídos museus, mercados, pinacotecas e casarões. Para acompanhar, deve ser acessado o link https://tourvirtualpoa.wixsite.com/tour.

As fotos são assinadas pela equipe de profissionais do Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre. Cada um foi desafiado a apresentar seu olhar sobre os imóveis. Há também imagens produzidas por fotógrafos que estiveram na equipe nos últimos cinco anos. O resultado do trabalho pode ser conferido também no site e nas redes sociais da prefeitura.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ressalta a inovação da atividade, especialmente pelas limitações impostas pelo momento vivido em função da pandemia. “Além de ser um projeto inédito e muito diferenciado, ele mostra criatividade e modernização, usando a tecnologia a nosso favor, já que não poderemos realizar eventos neste ano. Será um aniversário com muitas propostas originais”, afirma.

Segundo a coordenadora da Escola de Gestão Pública (EGP), Fernanda Jardim, a proposta reúne informações de três áreas da SMAP e abre uma oportunidade para que os porto-alegrenses possam se conectar no período de aniversário da cidade, já que não haverá atividades presenciais. “A nossa biblioteca e as áreas de patrimônio imobiliário e documentação trabalharam juntas para oferecermos esse convite de visitação à distância aos prédios públicos. O tour virtual é uma forma de nos mantermos conectados com a nossa cidade, apesar das restrições”, salienta.

História

Para complementar, a Biblioteca da EGP disponibilizou a Coleção Especial Bibliografias, sobre a História de Porto Alegre e da Prefeitura, que inclui obras como o Guia do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho,  A Tradição do Bará do Mercado, Pequena História de Porto Alegre e Memória dos Bairros de Porto Alegre. O acervo contém livros especializados em diversas áreas, como gestão, gestão pública e psicologia, além de literatura nacional e estrangeira, DVDs e CDs. As obras estão disponíveis para consulta local a toda a comunidade e para empréstimo a servidores municipais.

Gicele Gomes, coordenadora da Biblioteca da EGP, diz que o espaço conta também com doações de exemplares feitas pela Biblioteca Pública Municipal, pelas secretarias e demais órgãos municipais, e por instituições parceiras. “Algumas dessas obras são de consulta local por serem edições especiais e raras”, explica.

Fonte PMPA

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade