Hospital de Clinicas de Porto Alegre cria grupo para decidir quem usará ventilador
Divulgação/HCPA

Hospital de Clinicas de Porto Alegre cria grupo para decidir quem usará ventilador

Instituição está com superlotação na UTI e não possui ventiladores de uso contínuo para todos, forçando seleção de intubação

Compartilhe esta notícia

A superlotação em leitos para tratamento de Covid-19 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) forçou a diretoria do hospital a criar um grupo que vai decidir quem poderá ser intubado e, portanto, ter mais chances de sobreviver.

Os profissionais fazem uma revisão dos setores do hospital, apoiando as equipes na decisão de transferência e seleção da intubação com ventilação mecânica. Também se comunicam com os familiares dos doentes mais graves.

Na sexta-feira (5/3), o HCPA atingiu 126% de ocupação em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No domingo (7/3), essa taxa baixou. O hospital federal estava tratando de 187 internados em 167 leitos, uma taxa de 112%.

No sábado (6/2), o infectologista Alexandre Zavascki declarou em suas redes sociais que ventiladores estavam em falta no hospital. Ele se baseava em afirmação da presidente da unidade, Nadine Clausell.

Metrópoles

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!