Pagamento parcelado do IPTU inicia-se em 8 de março
Jefferson Bernardes/Arquivo PMPA

Pagamento parcelado do IPTU inicia-se em 8 de março

Guias foram entregues pelo correio na segunda quinzena de fevereiro

Compartilhe esta notícia

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2021 poderão fazê-lo em até dez vezes, com o primeiro vencimento em 8 de março. As guias foram entregues pelo correio na segunda quinzena de fevereiro.

O documento de arrecadação também pode ser acessado no site da prefeitura, mediante informação da inscrição do imóvel, ou solicitado pelo telefone 156, selecionando a opção 4.

Conforme o secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, o recolhimento fora dos prazos onera o contribuinte e é prejudicial para o Município. “Observar o prazo do dia 8 é o que aconselhamos”, disse. Do total dos valores arrecadados do IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% aplicados em saúde, conforme a Constituição, e o restante utilizado em serviços prestados pela prefeitura à população.

Guias – As guias são enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondência informado. Para aderir ao parcelamento, a primeira parcela deve ser paga até o dia 8 de março.

Se a primeira parcela do parcelamento não for paga até o dia 8 de março, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros.

As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento será adiado para o próximo dia útil. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria da Fazenda indica o débito em conta. Este ano, também foi disponibilizado ao contribuinte pagar com o cartão de crédito.

Rede bancária – O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original) e lotéricas.

Informações – Poderão ser obtidas preferencialmente no site ou pelo Portal de Serviços da SMF.

Fonte: PMPA

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!