Divulgação

Pesquisadores encontram nova variante da covid no Brasil

Chamada de N.9, ela já foi encontrada em 11 estados e está concentrada no Nordeste brasileiro

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) descobriram uma potencial variante novo coronavírus em circulação no Brasil.

Chamada de N.9, ela já foi encontrada em 11 estados e está concentrada no Nordeste brasileiro.

De acordo com o estudo publicado no periódico Virological, a nova cepa possui a mutação E484K–proteína Spike identificada nas variantes P.1 (encontrada no Brasil) e B.1.351 (descoberta na África do Sul).As informações são da Folha.

A nova variante foi identificada em São Paulo em novembro do ano passado. Os pesquisadores estimam que a cepa tenha se originado em agosto em São Paulo, Bahia ou Maranhão.

A nova variante do novo coronavírus já foi encontrada em pacientes no Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.

A nova cepa preocupa os cientistas porque ela tem potencial maior de contaminação. No entanto, ela ainda é de baixa prevalência, porque foi encontrada em 3% das amostras analisadas, isto é, 35 genomas.

Em alerta emitido recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que “as mutações encontradas na variante P.1 podem reduzir a neutralização por anticorpos; no entanto, estudos adicionais são necessários para avaliar se há mudanças na transmissão, severidade ou ação de anticorpos neutralizantes como resultado dessa nova variante”.

Fonte: Catracalivre