Porto Alegre atinge a marca de 13% de imunizados contra a Covid-19

Porto Alegre atinge a marca de 13% de imunizados contra a Covid-19

Porto Alegre é a melhor colocada no ranking das 23 capitais brasileiras que mantêm vacinômetros

Compartilhe esta notícia

O Plano Municipal de Vacinação levou Porto Alegre a imunizar 193.741 pessoas com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. De acordo com o vacinômetro, o número corresponde a 13% da população da cidade, o que faz de Porto Alegre a melhor colocada no ranking das 23 capitais brasileiras que mantêm vacinômetros disponíveis para consulta pública.

A vacinação na capital iniciou em 19 de janeiro com o apoio de diversos setores da sociedade. Nesta segunda-feira (29) começa a imunização de idosos com 69 anos ou mais.

Novos leitos – Para ampliar a oferta de leitos, a prefeitura tem apostado na parceria com a rede hospitalar, uma das maiores e mais bem preparadas do país. A estratégia norteou os acordos com as instituições hospitalares para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Entre janeiro e março, Porto Alegre ampliou 249 leitos de UTI e 665 leitos clínicos. Um hospital de campanha, em parceria com o Exército Brasileiro, também foi montado junto ao Hospital da Restinga Extremo-Sul, na Zona Sul. Atualmente, a capital gaúcha conta com um total de 1.005 leitos de UTIs e 4.700 leitos clínicos (públicos e privados).

Atendimento – Para aliviar a pressão sobre as emergências hospitalares, os três Pronto Atendimentos (Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro) e também sobre a UPA Moacyr Scliar (operada pelo GHC), a prefeitura passou a manter Unidades de Saúde (US) abertas nos finais de semana para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, incluindo testagem, sem que tenham que recorrer às já sobrecarregadas portas de emergência. Cerca de quatro mil atendimentos já foram realizado aos sábados e domingos. E, durante a semana,12 unidades atendem até 22h. Fundamentais no enfrentamento à Covid-19, já foram aplicados 379 mil testes RT-PCR e 78.825 testes rápidos, desde o início da pandemia.

“Não medimos esforços para ampliar os atendimentos em saúde na nossa cidade. Aumentamos o número de leitos clínicos e de UTI, expandimos o acolhimento nas unidades de saúde e trabalhamos incansavelmente pela vacinação dos porto-alegrenses. Por outro lado, nos mantemos sempre vigilantes ao cumprimento dos protocolos sanitários. É assim, com responsabilidade e equilíbrio, que acreditamos na retomada das atividades econômicas”, prefeito Sebastião Melo.

Fiscalização – A Guarda Municipal e Escritório de Fiscalização atuam na fiscalização ao cumprimento dos protocolos sanitários vigentes nos decretos da pandemia. As operações, em conjunto com agentes da SMDET, EPTC e Brigada Militar, têm tido foco pedagógico com orientações à população sobre as medidas restritivas devido ao agravamento da Covid-19. As equipes fiscalizam o comércio, espaços públicos da cidade e atendem denúncias sobre aglomerações e festas clandestinas. Desde o início da pandemia, já foram realizadas cerca de 34 mil ações de fiscalização que resultaram em 1.500 autuações e 574 interdições.

Parcerias solidárias – Porto Alegre enfrenta o momento mais crítico da pandemia, com a rede de saúde trabalhando acima do limite e atividades econômicas sofrendo com restrições. A situação só não é pior porque os porto-alegrenses se uniram em parcerias solidárias para colaborar com o poder público e ajudar no enfrentamento ao coronavírus. Respiradores, máscaras, álcool gel, luvas, cestas básicas, corridas de aplicativos, higienização e desinfecção de locais públicos já foram doados à prefeitura por empresas, entidades e pessoas físicas.

O Sul

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!