Potencial de voto de Lula é 12% maior do que de Bolsonaro, aponta pesquisa Ipec – Porto Alegre 24 horas

Potencial de voto de Lula é 12% maior do que de Bolsonaro, aponta pesquisa Ipec

A pesquisa do Ipec não avalia um possível confronto entre os candidatos, mas mede a aceitação de cada um deles
Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O ex-presidente Lula (PT) é o único entre os possíveis candidatos para as eleições presidenciais de 2022 que possui um capital político superior ao de Jair Bolsonaro. A projeção é de um levantamento realizado pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), divulgado neste sábado (6) pelo jornal Estado de S.Paulo.

No levantamento, 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum.

Já o presidente Jair Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição (56%).

A pesquisa do Ipec não avalia um possível confronto entre os candidatos, mas mede a aceitação de cada um deles. Com isso, em vez de apresentar uma lista de candidatos e pedir ao entrevistado que aponte seu preferido, o levantamento cita o nome de cada um e pergunta se o eleitor votaria nele.

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, aparece em terceiro lugar no levantamento com 31% de potencial de voto e 50% de rejeição. Ele é seguido por Luciano Huck, que tem 28% de potencial de voto e 57% de rejeição, e Fernando Haddad, com 27% e 52%, respectivamente.

A pesquisa também avalia os segmentos em que os candidatos têm mais apoio. Lula tem 71% na região Nordeste, 63% entre os que ganham até um salário mínimo e 60% entre os que têm escolaridade até a quarta série.

Já o presidente Jair Bolsonaro acumula sua maior aceitação entre os evangélicos (53%), sulistas (46%) e quem ganha de dois a cinco salários mínimos (45%).

O Ipec ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios do País. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Sul 21

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade