Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

O restaurante Prato Alegre, que serve refeições às pessoas em situação de rua e de alta vulnerabilidade social, distribuiu 187 mil refeições desde março de 2020. Como forma de prevenção à Covid-19, alimento está sendo servido em marmitas. O programa tem a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a gestão de Organizações Sociais Civis selecionadas por edital de chamamento público.

Com quatro espaços físicos, a média foi de 760 refeições/dia. Para a coordenadora de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Carolina Breda Resende, o maior desafio foi criar um fluxo de trabalho para a manutenção do serviço. “Foi preciso adaptar as rotinas para manter os cuidados de higiene, limpeza e distanciamento para proteção da equipe e dos usuários diante da pandemia. O objetivo maior é que o serviço nunca pare, independente das cor das bandeiras.”

Em abril, deve ser publicado um edital de chamamento público para Organizações Sociais Civis interessadas em assumir a gestão de mais um espaço de refeições sociais. Será para o Eixo Baltazar/Nordeste, com o fornecimento de 100 refeições/Dia. “Queremos ampliar os espaços de fornecimento de refeições. Receber alimentação é uma porta de entrada para acessos e proteção”, afirma o secretário Léo Voigt. Ele também cita o projeto que prevê a abertura dos restaurantes aos finais de semana.

Atualmente, há Prato Alegre em quatro regiões da cidade: no Centro, com 400 refeições/dia, na Cruzeiro, com 100 refeições/dia, na Lomba do Pinheiro, 100 refeições/dia, e na Restinga, com 100/refeições dia. O cardápio, com supervisão de nutricionista, é balanceado de acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT – com 1200 calorias. Composto por arroz, feijão, guarnição (massa, batata, aipim, polenta ou legumes), uma proteína animal e verduras. Fruta de sobremesa e água como bebida.

Endereços Prato Alegre

Centro Histórico – Rua Garibaldi, 461

Cruzeiro – Rua Dona Otília, 210

Lomba do Pinheiro – Rua Cacimbas, 159

Restinga – Estrada Chácara do Banco, 71