Sonhos: saiba o que significa sonhar com traição

Sonhos: saiba o que significa sonhar com traição

Compartilhe esta notícia

  1. De repente, a tranquilidade do sono é interrompida pela cena do parceiro (a) nos braços de outra pessoa. Um sonho nada agradável e que pode ser interpretado por muitos como um presságio de traição. No entanto, antes de colocar o outro (a) contra a parede, é importante lembrar que nosso inconsciente não segue uma lógica racional e que qualquer análise onírica precisa considerar as vivências pessoais de cada pessoa. Pelo menos a partir da ótica junguiana.

Simbologia
Na natureza, a ideia de traição não existe. Ela é uma construção absolutamente humana e é compreendida, majoritariamente, como infidelidade, deslealdade ou ruptura com um compromisso previamente assumido. Entretanto, o gesto também está muito vinculada à noção de posse, fortemente aceita em nossa sociedade, carregada de valores rígidos e pré-definidos culturalmente.

Na prática
A traição é uma situação do cotidiano. Sonhar com esse arquétipo pode ter uma função pedagógica, como colocar o sonhador diante de uma situação que ele tem medo ou bloqueia por questões morais, mas que a mente entende que ele precisa vivenciar para que possa lidar melhor.

Esse sonho pode, inclusive, revelar muito mais sobre o seu interior do que sobre as outras pessoas envolvidas ou sobre o relacionamento em questão. Geralmente, ele indica que o próprio sonhador precisa lidar com condições afetivas e emocionais, associadas à insegurança ou à dificuldade de confiar no outro.

Por isso, para chegar à uma interpretação, é necessário que o sonhador questione o modo como a traição ocorreu no contexto onírico, as emoções sentidas e as próprias vivências pessoais, que podem ter levado o inconsciente a fantasiar o caso.

Fonte: Jamila Gontijo, psicoterapeura junguiana/Metrópoles

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!