Vídeo: raio abre buraco na pista do aeroporto de Guarulhos

Vídeo: raio abre buraco na pista do aeroporto de Guarulhos

Não houve risco para as operações de voo no maior aeroporto do país
Reprodução

Compartilhe esta notícia

Um raio abriu um buraco na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos durante um temporal de verão passageiro e localizado na tarde da segunda-feira (8). 

A descarga elétrica atingiu a pista 09R/27L, que tem 3 mil metros de comprimento e é usada, na maioria das vezes, para as operações de pouso. No momento do raio nenhuma aeronave realizava o procedimento. 

O buraco deixado pelo raio na pista não foi grande, mas profundo o suficiente para trazer riscos para as aeronaves. Os detritos ainda se espalharam pelo local, o que igualmente oferecia riscos. 

O momento exato em que o raio atingiu a pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos foi registrado por uma câmera de monitoramento da página Golf Oscar Romeo. 

Aeroportos possuem para-raios, entretanto mas a pista não pode ter obstáculos, logo fica sujeita à ocorrência de descargas elétricas. 

NOTA DO AEROPORTO 

Em nota, a concessionária do aeroporto confirmou o episódio e enfatizou que não houve risco à segurança de voo:

“A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que na tarde de ontem, 8 de março, fortes chuvas caíram na região do aeroporto e um raio atingiu uma das pistas do aeródromo. Imediatamente foi acionada nossa equipe de pavimentação para reparo. O incidente não impactou as atividades e as operações do aeroporto.”

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade