Após corte de 96%, IBGE cancela concurso de 200 mil vagas para o Censo – Porto Alegre 24 horas

Após corte de 96%, IBGE cancela concurso de 200 mil vagas para o Censo

A previsão do IBGE era contratar 181.898 recenseadores e 22.409 agentes censitários municipais.
Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Sul21

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (6) que, em razão do corte de 96% nos recursos previstos no Orçamento da União para a realização do Censo Demográfico em 2021, não irá realizar concursos com mais de 200 mil vagas que estavam previstos para os dias 18 e 25 de abril.

A previsão do IBGE era contratar 181.898 recenseadores e 22.409 agentes censitários municipais. Contudo, como o orçamento de R$ 2 bilhões previsto para a realização do Censo em 2021 foi reduzido pelo Congresso no dia 26 de março para apenas R$ 71 milhões, as contratações ficaram inviabilizadas.

A direção do IBGE informou ainda que avaliará com o Cebraspe, responsável pela realização do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas, mas que a situação depende de um posicionamento do Ministério da Economia para liberação de verbas para a viabilização do Censo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade