Após denunciar manifestação nazista, vereador de Porto Alegre vira alvo de processo de cassação de mandato – Porto Alegre 24 horas
Ederson Nunes / CMPA

Após denunciar manifestação nazista, vereador de Porto Alegre vira alvo de processo de cassação de mandato

Vereadores, que entraram com o pedido de cassação, fazem parte de um grupo liderado por Doris Neumann, que é investigada por usar frase nazista contra o governador do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O vereador Leonel Radde (PT-RS) é alvo de um processo de cassação de mandato representado pelos colegas de casa Fernanda Barth (PRTB-RS) e Pablo Melo (MDB-RS), que é filho do prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB). A informação é da Revista Fórum.

Em uma série de tuítes, Radde explica que o processo é movido após ele ter denunciado a participação dos parlamentares em ato organizado por uma militante neonazista.

Radde atenta para o fato de que sim, o seu mandato está em risco, pois, na Câmara a oposição é “infinita maioria”. “Ao invés dos parlamentares se pronunciarem contrários a fala nazista dessa liderança do grupo do qual eles fazem parte, eles optaram por fazer essa representação contra o nosso mandato”, disse Radde.

A advogada Doris Neumann, que lidera o grupo denunciado por Radde, utilizou uma frase nazista para atacar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Em vídeo, ela usou a expressão em alemão “Arbeit macht frei”, que significa “o trabalho liberta”. Essa frase foi fixada nos campos de concentração durante o período nazista.

A manifestação nazista de Neumann se deu no começo de março durante uma manifestação contrária ao fechamento do comércio por conta da pandemia. À época, Radde fez um boletim de ocorrência contra a advogada por apologia ao nazismo e xenofobia.

Revista Fórum

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade